Coeficientes Técnicos e Custos de Produção na Agricultura do Estado do Espírito Santo

 

INTRODUÇÃO

 

A competitividade existente em todos os setores da economia e, particularmente na agricultura, exige cada vez mais o aumento da produtividade, da qualidade e da racionalização dos custos, além da necessidade de se agregar valor aos produtos agrícolas, entre outros fatores importantes que compõem o arranjo produtivo. A tomada de decisão na implantação e condução de uma determinada atividade agrícola depende, entre outros aspectos, fundamentalmente do conhecimento de seus custos, identificando os itens que mais oneram a produção, especialmente os relacionados a mão-de-obra e insumos.

 

O aumento na demanda de crédito rural e, por conseguinte, na elaboração de projetos agrícolas, tem exigido maior agilidade aos projetistas e analistas, sem, contudo, perder a qualidade. Também é necessário conhecer com mais profundidade e maior precisão os coeficientes técnicos e os seus respectivos custos das principais atividades agrícolas.

 

Deste modo, o presente trabalho tem como objetivos principais agilizar, facilitar e melhorar o processo de elaboração e análise de projetos na agricultura, sanando as dificuldades representadas pela insuficiência de informações atualizadas, sistematizadas e de fácil acesso, que possibilitem a determinação das despesas inerentes às atividades agrícolas desenvolvidos no estado do Espírito Santo.

 

No plano institucional, serão beneficiadas com o presente trabalho, principalmente, as instituições financeiras, empresas públicas ligadas ao agronegócio e empresas privadas de planejamento e desenvolvimento agrícola, tendo como beneficiário final os produtores e empresários rurais.

 

Além de auxiliar no cálculo do custo de produção individual, este trabalho possibilita uma análise interna das despesas relacionadas aos diversos itens que compõem o sistema de produção de uma dada cultura, bem como de benfeitorias, máquinas e equipamentos. Possibilita ainda, se fazer uma análise comparativa dos custos e receitas, entre vários produtos agrícolas e, conseqüentemente, a viabilidade econômica das diversas culturas elencadas neste trabalho.

   
_____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Rua Marília Rezende Scarton Coutinho 160, Sala 01 | Enseada do Suá - Vitória/ES - CEP: 29050-410

(27) 3324 5986 / (27) 99830 9621 | cedagro@cedagro.org.br