14/02/2023
SANIDADE VEGETAL
Ministério da Agricultura registra fungicida inédito no Brasil

Foi registrado um fungicida com ingrediente ativo Tiafenacil; o produto é um novo herbicida

Ato n° 05, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13), tornando público o registro de 22 produtos formulados, sendo um fungicida inédito no Brasil.

 

 

 

Essa publicação divulga quais foram os produtos formulados que foram registrados e efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores.

 

Dos produtos registrados hoje, quatro são de materiais biológicos inofensivos a seres humanos e outros animais.

 

Eles são compostos por Beauveria bassiana, Bacillus licheniformis, Bacillus subtilis Trichoderma harzianum, Trichoderma viride; além do baculovirus de Spodoptera frigiperda, específicos de lagartas.

 

“Até uns três anos atrás, grande parte dos produtos que eram utilizados para o controle de pragas eram de origem química e poucos de origem biológica. Porém, de alguns anos pra cá esse cenário vem mudando e hoje percebemos que os produtos de origem biológica vêm ganhando mercado. Isso é demonstrado pelo crescente número de registro de produtos de baixo impacto para controle de pragas”, explica a diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Mapa, Edilene Soares.

 

 

Em relação aos produtos químicos, foi registrado um fungicida com ingrediente ativo Tiafenacil, que é inédito no Brasil.

 

 

Este produto é um novo herbicida, muito usado em procedimentos adotados no plantio direto, em especial as dessecações pré-plantio e pré-colheita nas culturas agrícolas de algodão, feijão, milho e soja. O ingrediente ativo em questão já está aprovado nos Estados Unidos da América e na Austrália.

 

Os demais produtos utilizam ingredientes ativos já registrados anteriormente no país.Os novos

 

são importantes pois diminuem a concentração do mercado de defensivos e aumentam a concorrência. Isso acaba resultando em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira.

 

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pela Anvisa, pelo Ibama e pelo Mapa, órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura, respectivamente, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.

"><p>O Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou o <strong><a data-cke-saved-href="https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/ato-n-5-de-8-de-fevereiro-de-2023-463855410" href="https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/ato-n-5-de-8-de-fevereiro-de-2023-463855410">Ato n° 05, no Diário Oficial da União</a></strong> desta segunda-feira (13), tornando público o registro de 22 produtos formulados, sendo um <strong><a data-cke-saved-href="https://www.canalrural.com.br/tag/fungicida/" href="https://www.canalrural.com.br/tag/fungicida/">fungicida</a></strong> inédito no Brasil.</p> <p> </p> <p> </p> <p>Essa publicação divulga quais foram os produtos formulados que foram registrados e efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores.</p> <p> </p> <p>Dos produtos registrados hoje, quatro são de materiais biológicos inofensivos a seres humanos e outros animais.</p> <p> </p> <p>Eles são compostos por Beauveria bassiana, Bacillus licheniformis, Bacillus subtilis Trichoderma harzianum, Trichoderma viride; além do baculovirus de Spodoptera frigiperda, específicos de lagartas.</p> <p> </p> <p>“Até uns três anos atrás, grande parte dos produtos que eram utilizados para o controle de pragas eram de origem química e poucos de origem biológica. Porém, de alguns anos pra cá esse cenário vem mudando e hoje percebemos que os produtos de origem biológica vêm ganhando mercado. Isso é demonstrado pelo crescente número de registro de produtos de baixo impacto para controle de pragas”, explica a <strong>diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Mapa, Edilene Soares</strong>.</p> <p> </p> <p> </p> <p>Em relação aos produtos químicos, foi registrado um <strong>fungicida com ingrediente ativo Tiafenacil</strong>, que é inédito no Brasil.</p> <p> </p> <p> </p> <p>Este produto é um novo herbicida, muito usado em procedimentos adotados no plantio direto, em especial as dessecações pré-plantio e pré-colheita nas culturas agrícolas de algodão, feijão, milho e soja. O ingrediente ativo em questão já está aprovado nos Estados Unidos da América e na Austrália.</p> <p> </p> <p>Os demais produtos utilizam ingredientes ativos já registrados anteriormente no país.Os novos</p> <p> </p> <p>são importantes pois diminuem a concentração do mercado de defensivos e aumentam a concorrência. Isso acaba resultando em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira.</p> <p> </p> <p>Todos os produtos registrados foram analisados e <strong>aprovados pela Anvisa, pelo Ibama e pelo Mapa</strong>, órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura, respectivamente, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.</p>




Autor: Comunicação
Fonte: CANAL RURAL











_____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Rua Marília Rezende Scarton Coutinho 160, Sala 01 | Enseada do Suá - Vitória/ES - CEP: 29050-410

(27) 3324 5986 / (27) 99830 9621 | cedagro@cedagro.org.br