12/01/2023
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Engenheiros criam madeira 10 vezes mais resistente, superando até mesmo ligas de titânio

Engenheiros dos EUA desenvolveram uma madeira super resistente que consegue facilmente substituir aços e até mesmo ligas de titânio. Além de ser 10 vezes mais resistente, o produto ainda é 6 vezes mais leve.

 

Engenheiros da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desenvolveram um método para transformar uma madeira comum em uma madeira até 10 vezes mais resistente, gerando um produto natural que pode ser mais resistente do que o aço e até mesmo muitas ligas de titânio.

 

Madeira super resistente desenvolvida por Engenheiros consegue deter um projétil

 

A madeira é tratada com uma técnica muito básica que conta com duas etapas, gerando uma madeira super resistente, equivalente a ligas de titânio, que geralmente não é encontrada na natureza. Um ponto crucial desta madeira desenvolvida é que, embora seja muito mais resistente que o aço, ainda consegue ser 6 vezes mais leve.

 

É necessário possuir 10 vezes mais energia para quebrar este produto se for comparado com um produto natural original, antes do tratamento. Em termos técnicos, ela possui 10 vezes mais tenacidade, a resistência à tensão mecânica. Além disso, a madeira em lâminas pode ser dobrada e moldada no começo do processo.

 

Segundo o professor Liangbing Hu, este novo método para tratar a madeira a torna 12 vezes mais resistente do que a madeira comum e também 10 vezes mais dura, podendo assim concorrer com o aço ou até liga de titânio, pois é tão forte e durável quanto estes materiais. O produto também pode ser comparado com a fibra de carbono, só que muito mais barato.

 

Nos testes da nova invenção foram disparadas sobre ela projéteis parecidos com balas de armas de fogo. O projétil atravessou a madeira natural com facilidade, mas ficou encravado na madeira super-resistente, ou seja, esta nova tecnologia é totalmente a prova de balas.

 

Possíveis usos para a nova madeira desenvolvida pelos engenheiros

 

Além de ser um ótimo substituto para o aço e as ligas de titânio, a madeira super resistente desenvolvida pelos engenheiros poderá também aliviar a pressão para o cultivo e extração de madeiras mais duráveis e nobres.

 

Hu afirma que madeiras macias, como a balsa ou o pinho, que crescem com uma facilidade maior e são mais amigáveis com o meio ambiente, poderão substituir os bosques mais lentos e densos, como a teca, em móveis ou prédios. Este tipo de madeira também poderá ser utilizada em carros, edifícios, aviões ou qualquer outra aplicação onde o aço é utilizado.

 

Outros experimentos com madeira aprimorada

 

Engenheiros do Instituto de Tecnologia da Universidade de Nova Déli, na Índia, desenvolveram no último ano uma nova tecnologia com capacidade para substituir o vidro e o plástico no setor de engenharia civil e automotivo.

 

A madeira transparente pode ser utilizada na fabricação de para-brisas de carros, embalagens e equipamentos elétricos. Segundo os pesquisadores, este material inovador reduz os impactos ao meio ambiente devido suas propriedades renováveis e biodegradáveis, além de ser mais econômico e muito mais resistente que o vidro e o plástico, mitigando o custo da energia para sua produção.

 

Para o autor principal do estudo e professor de engenharia química, Prodyut Dhar, a madeira transparente como material sustentável pode substituir o plástico e vidros à base de poluentes prejudiciais ao meio ambiente efetivamente. Podem ser substituídos produtos como polipropileno, cloreto de polivinila, acrílico e polietileno.

 

O produto surgiu pela primeira vez em 1992 pelo cientista alemão, Siegfried Fink, e pode ser obtido através da remoção do conteúdo da lignina, que está presente na madeira natural, substituindo-o através de materiais plásticos. Esta substância é um biopolímero orgânico muito utilizado na produção de tecidos vegetais não tóxicos e biodegradáveis.




Autor: Valdemar Medeiros
Fonte: Click Petróleo de Gás











_____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Rua Marília Rezende Scarton Coutinho 160, Sala 01 | Enseada do Suá - Vitória/ES - CEP: 29050-410

(27) 3324 5986 / (27) 99830 9621 | cedagro@cedagro.org.br