Cedagro assume a Coordenação/Secretaria Executiva do Fórum Capixaba de Diálogo Florestal

 

14 de dezembro de 2018

 

O Diálogo Florestal  foi concebido para promover o entendimento e a colaboração entre grupos em nível mundial, nacional e local.


Visa solucionar ou amenizar os conflitos por meio do diálogo entre diferentes setores ligados ao assunto como também promover ações efetivas associadas à produção florestal, ampliar a escala dos esforços de conservação e restauração do meio ambiente, gerando benefícios para a sociedade.

 

Já existe há 19 anos em nível mundial com sede atual nos EUA. No Brasil, o Fórum Nacional de Diálogo Florestal iniciou oficialmente em 2005 com sede no município de Atalanta-SC.

É composto por 10 estados (ES, RJ, SC, PR, MS, MG, BA, SP, RJ e PI) com 9 (nove) Fóruns porque SC e PR funcionam juntos. O Fórum é composto por empresas de base florestal, organizações não governamentais e movimentos sociais e ambientais.

 

No estado do Espírito Santo iniciou as atividades em 2008 tendo como Coordenação o Ipema (Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica) e o IBIO (Instituto Bioatlântica). A partir de 11/12/2018 o Cedagro assumiu a Coordenação do Fórum Capixaba de Diálogo Florestal.


Várias atividades foram realizadas pelo Dialogo Florestal como a elaboração de inúmeros cartilhas sobre temas polêmicos e importantes ligados ao setor florestal como a Silvicultura e a Água, Projetos Sociais e de Sustentabilidade, Silvicultura e Biodiversidade, Integração Floresta natural e econômica (Mosaicos florestais sustentáveis), entre outros.


Inúmeros acordos forma feitos entre empresas florestais, entidades ambientalista e sociais, associações comunitárias e poder público no sentido de conciliar a cadeia da produção florestal , o meio ambiente e os benefícios sociais, especialmente no Sul da Bahia.  A título de exemplo, podemos citar que o Fórum Florestal Capixaba contribuiu para elaboração de diretrizes e normas do fomento florestal, do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), propôs mudanças na nova lei florestal do ES, oficializou o resultado do estudo de Regeneração Natural de florestas ambientais no IDAF como método simples, eficiente e econômico de restauração florestal e cumprimento da legislação, entre outras.

 

As atividades desenvolvidas pelos Fóruns de Diálogo Florestal encontram-se no site www.dialogoflorestal.org.br

 

 

Cadastre seu e-mail e receba o AGRONEWS.

 

Clique aqui e veja a proposta, procedimentos e formulário para Associar-se.

 

 

 

 

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Rua Marília Rezende Scarton Coutinho 160, Sala 01 | Enseada do Suá - Vitória/ES - CEP: 29050-410

(27) 3324 5986 / (27) 99830 9621 | cedagro@cedagro.org.br