NOVAS MEDIDAS INCENTIVAM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 

 

10 de fevereiro de 2021

 

Em 2020, um ano de grandes enfrentamentos com destaque para a crise sanitária e humanitária com a perda de vidas por todo o mundo, um alento no que tange ao desenvolvimento e a reestruturação do país trouxe renovação em meio a tantas dificuldades. Uma medida de incentivo às práticas sustentáveis foi aprovada pelo Senado no final de 2020, já na virada do ano, colocando o Brasil em destaque entre países que promovem ações para o bem estar social e econômico, com foco na preservação do meio ambiente. O projeto que cria a Política Nacional pelo Pagamento de Serviços Ambientais, desburocratiza e fomenta as ações ordenadas e planejadas, de modo que a natureza seja preservada, a sustentabilidade valorizada e os meios de produção certificados de forma correta. O projeto acaba de ser aprovado na Câmara dos Deputados. Virou lei na última semana.


A ideia base é a de que o governo financie e até pague diretamente às organizações que desenvolvam ações de preservação em comunidades urbanas e rurais. Este pagamento, monetário ou não, é um incentivo para medidas que conservam áreas de proteção. A emissão de papéis para a captação de recursos e financiamento através de cooperação internacional podem ser aplicadas e facilitar esses processos. Todo esse movimento é o indicativo de que há consciência de que meios alternativos inteligentes e limpos de produção podem, através de parcerias público privadas e de cooperação com entidades pelo mundo colaborar na ação contra a devastação da natureza, as queimadas, além de conferir mais justiça social às corporações e comunidades que atuarem com este foco. Além disso, projetos como estes ajudam a conquistar a confiabilidade de investidores que poderão reconhecer o mérito e o trabalho de populações, empresas, universidades e entidades engajadas na construção de uma economia sustentável e de alto valor social.


Em um momento de discussão sobre manutenção da vida, necessidade de recursos para o sustento das populações e da preservação do que temos, é uma vitória importante. Quando a economia é impactada, principalmente pelo fechamento de postos de trabalho e incertezas, fica ainda mais evidente a importância deste tipo de investimento e atenção que devem ser, sim, uma prioridade.

 

O fomento ao desenvolvimento sustentável é uma medida também de economia e faz todo sentido. Já que estimular a produção de forma correta, sustentável e deixando um legado de preservação da vida para as futuras gerações com responsabilidade é inteligente. A preservação do meio ambiente, de toda forma, é inteligente. É olhar para o futuro.

 

A torcida é para que esta ação e outras parecidas, evoluam e conquistem o respeito que nosso país precisa e merece. Victoria Rizo é CEO da 2Tree Ambiental- Salvador-BA.

 

 

Victoria Rizo é CEO da 2Tree Ambiental - Salvador/BA

victoriarizo@2tree.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Rua Marília Rezende Scarton Coutinho 160, Sala 01 | Enseada do Suá - Vitória/ES - CEP: 29050-410

(27) 3324 5986 / (27) 99830 9621 | cedagro@cedagro.org.br