O Brasil tem potencial para duplicar as áreas irrigadas. É o que aponta um estudo inédito da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). São quase seis milhões de hectares com condições naturais para produção.
“Era uma demanda antiga da CNA. Precisávamos de um estudo atualizado mostrando o potencial hídrico do Brasil. Essas informações vão contribuir para que o setor agropecuário brasileiro se desenvolva ainda mais”, afirma Nelson Ananias Filho, Coordenador de Sustentabilidade da CNA.
O livro Agricultura Irrigada Sustentável no Brasil: Identificação de Áreas Prioritárias será lançado no espaço do Sistema CNA/SENAR/ICNA no 8º Fórum Mundial da Água no próximo dia 20, em Brasília.
“O estudo identifica o potencial que o Brasil tem em quantidade de hectares que estão disponíveis para serem utilizados agora. São superfícies que podem ser usadas porque não estão sobrepostas com territórios indígenas, áreas de conservação, tem agua em abundância e infraestrutura”, explica o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic. |