|
|
O Diálogo Florestal foi concebido para promover o entendimento e a colaboração entre grupos em nível mundial, nacional e local.
Visa solucionar ou amenizar os conflitos por meio do diálogo entre diferentes setores ligados ao assunto como também promover ações efetivas associadas à produção florestal, ampliar a escala dos esforços de conservação e restauração do meio ambiente, gerando benefícios para a sociedade.
Já existe há 19 anos em nível mundial com sede atual nos EUA. No Brasil, o Fórum Nacional de Diálogo Florestal iniciou oficialmente em 2005 com sede no município de Atalanta-SC. |
É composto por 10 estados (ES, RJ, SC, PR, MS, MG, BA, SP, RJ e PI) com 9 (nove) Fóruns porque SC e PR funcionam juntos. O Fórum é composto por empresas de base florestal, organizações não governamentais e movimentos sociais e ambientais.
No estado do Espírito Santo iniciou as atividades em 2008 tendo como Coordenação o Ipema (Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica) e o IBIO (Instituto Bioatlântica). A partir de 11/12/2018 o Cedagro assumiu a Coordenação do Fórum Capixaba de Diálogo Florestal.
Várias atividades foram realizadas pelo Dialogo Florestal como a elaboração de inúmeros cartilhas sobre temas polêmicos e importantes ligados ao setor florestal como a Silvicultura e a Água, Projetos Sociais e de Sustentabilidade, Silvicultura e Biodiversidade, Integração Floresta natural e econômica (Mosaicos florestais sustentáveis), entre outros.
Inúmeros acordos forma feitos entre empresas florestais, entidades ambientalista e sociais, associações comunitárias e poder público no sentido de conciliar a cadeia da produção florestal , o meio ambiente e os benefícios sociais, especialmente no Sul da Bahia. A título de exemplo, podemos citar que o Fórum Florestal Capixaba contribuiu para elaboração de diretrizes e normas do fomento florestal, do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), propôs mudanças na nova lei florestal do ES, oficializou o resultado do estudo de Regeneração Natural de florestas ambientais no IDAF como método simples, eficiente e econômico de restauração florestal e cumprimento da legislação, entre outras.
As atividades desenvolvidas pelos Fóruns de Diálogo Florestal encontram-se no site www.dialogoflorestal.org.br
|