A Suzano, maior produtora mundial de celulose de mercado, planeja instalar uma nova fábrica de papéis de higiene (tissue) no Espírito Santo, agora no município de Aracruz, mediante investimento estimado em R$ 600 milhões.
Segundo a companhia, a futura unidade de produção de tissue e conversão de papel higiênico e toalhas terá capacidade de 60 mil toneladas por ano, com período de implantação de dois anos. A execução do projeto ainda depende de aval do conselho de administração e concretização dos contratos com fornecedores.
O plano da Suzano é usar créditos remanescentes de ICMS no Estado, o que ainda depende de aprovação das autoridades.
No fim de 2019, a companhia já havia anunciado um investimento em tissue no Espírito Santo, mediante investimento de R$ 1 bilhão, também usando créditos de ICMS, acumulados em razão da atividade exportadora da empresa no Estado — a Suzano tem fábrica de celulose na cidade de Aracruz.
A fábrica de Cachoeiro de Itapemirim tem capacidade para converter papel tissue em 30 mil toneladas anuais de papéis higiênicos, equivalente a 1 milhão de rolos por dia, e entrou em operação no início do ano passado.
“Menos de um ano e meio depois, anunciamos o plano de viabilizar mais um importante investimento no Estado”, afirma em nota o presidente da companhia, Walter Schalka.
Durante o período das obras, a previsão é de que sejam gerados 300 postos de trabalho. Com o início de operação, cerca de 200 funcionários, diretos e indiretos, trabalharão na unidade. |